
Ecobags criadas por estilistas brasileiros
Criado em Qua, 20/02/2008 15h09 0 comentários
Por Vila Fashion
O Mercedes-Benz Fashion Week, realizado de 1 a 8 de fevereiro em Nova York, recebeu um toque brasileiro. Sacolas com estampas de lugares ecologicamente sustentáveis do Brasil foram distribuídas pelos estilistas do país, contrastando com o inverno da Big Apple.
As ecobags (nome dado às bolsas) foram desenvolvidas pela ABEST (Associação Brasileira dos Estilistas) em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) na intenção de divulgar as maravilhas brasileiras.
O estilista Alexandre Herchcovitch presenteou o público dos seus desfiles com paisagens de Fernando de Noronha. Valdemar Iódice ofereceu sacolas com estampas dos Lençóis Maranhenses e Carlos Miele, do Pantanal Norte.
Pensando na ecologia, as ecobags foram produzidas com tecnologia têxtil 100% brasileira. O tecido usado foi o ecoyogt (fibra da planta aquática malva, originária da Amazônia), que leva apenas dois anos para se degradar.
Os fixadores e amaciantes utilizados nas sacolas foram extraídos de plantas nativas brasileiras. A pintura foi feita com extrato de urucum, macela, anileira, folha de mamona e açafrão, proporcionando dez cores diferentes, entre elas, salmão, verde-água, terra e carmim.
Para completar, a produção do ecoyogt privilegia a responsabilidade social, com matéria-prima fornecida pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia e técnica herdada de tribos indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário