
bolsas são companheiras das mulheres desde os primeiros tempos. Até 1920 eram pequenos saquinhos onde as mulheres carregavam apenas um lencinho de renda.
Emile Hermes foi o criador da primeira bolsa, em 1930, onde se podia carregar cigarros, isqueiros e outros utensílios que as mulheres passaram a usar.
Nascia, assim, a bolsa carteira muito utilizada por Coco Chanel e pela Duquesa de Windsor, sempre a frente de seu tempo.
As bolsas mudam de tamanho na mesma velocidade com que as coleções de moda são lançadas. Investir num modelo clássico e de qualidade é uma boa alternativa.
Na hora de escolher, faça um “test drive” com o modelo que pretende levar.
Verifique se a bolsa acomoda todos os objetos que você costuma carregar.
Atualmente os modelos já vem com espaço próprio onde acomodar celular e as chaves, para que esses objetos não fiquem perdidos lá dentro.
Avalie se o tamanho da bolsa está de acordo com a sua estatura. Nada mais feio do que um tipo mignon com uma bolsa que parece mais uma mala.
Preste bastante atenção se os fechos e botões cumprem o que que prometem, ou seja, realmente fecham a bolsa.
Nada de bolsa combinando com o sapato. Para o dia a dia invista num modelo preto ou marron e outro de cor, isso vai ser muito útil na hora de montar seu visual.
Já para noite, você pode investir em modelos coloridos, com brilho etc.
Lembre sempre de que a bolsa certa confere estilo e elegância para uma mulher.
Vou aqui classificar os diferentes tipos de bolsas para cada ocasião:
Bolsa de trabalho:
- A bolsa que você carrega no dia de trabalho traz nos ombros muita responsabilidade. Uma com ares profissional é importante.
- Pense em bolsas que seja o seu cartão de visitas. Ela precisa se apresentar como a melhor, inclusive na aparência. Errar neste acessório é como errar nos sapatos, pode comprometer todo o primeiro impacto, e muitas vezes a primeira impressão é a que fica.
- Invista em modelagens confortáveis, com bastante espaço e que combine com qualquer visual de roupa, afinal, quem tem tempo de mudar a bolsa de trabalho todas as manhãs?
- A melhor bolsa de trabalho para quem anda em carro particular pode não ser a mesma de quem depende de transporte público. Nesta opção, considere peso, tamanho e segurança. Quanto mais fechada, melhor.
- A bolsa tem que coordenar com 99% do guarda-roupa de trabalho. Não precisa combinar perfeitamente, mas estar dentro do estilo funcional.
Bolsas para se divertir:
- Seja fiel às suas necessidades e decida a real finalidade: para carregar roupas de ginástica, para parecer sexy ou apenas um modelo que caiba chaves e dinheiro.
- Se o guarda-roupa de básicos for predominante, alterne com bolsas coloridas, estampadas ou bordadas. A atualidade do acessório é transportada para a roupa imediatamente.
- Se a vida social é intensa, escolha um modelo comportado que combine com tudo.
- Se gosta de sair para dançar, o ideal são as bolsas tiracolo pequenas (formato de bolso) para ficar junto ao corpo e não precisar do uso das mãos para carregá-las, basta caber dinheiro, documento, o celular e o batom!
Bolsas sociais:
- São geralmente usadas em casamentos, formaturas. Costumam ser menores e ornamentadas, muitas vezes funcionam como o detalhe da roupa.
- Combine sempre a cor ou o material da bolsa com o da roupa ou do sapato ou invista em uma cor especial, caso o conjunto seja neutro.
- As douradas, prateadas e bordadas são versáteis, pois combinam com tudo.
Bolsas de alças curtas:
- Sucesso de muitas décadas, a bolsa de alças curtas é um acessório naturalmente elegante. É formal e exige uma certa postura para usá-la para que não se fique com os movimentos duros demais.
- É ideal para mulher de qualquer altura, mas as baixinhas são as mais favorecidas.
- Disfarça o olhar dos quadris e das coxas volumosas.
- Se tem ombros pequenos, coloque-a nos ombros e segure as alças com as mãos.
- Use com sapatos de plataformas, mules, botas e sandálias.
- É um bom complemento para trajes de passeio, formal e social.
- Use como detalhe principal de uma roupa neutra. Socialmente, é melhor combinar com os sapatos na cor e no estilo.
- Evitar este modelo se tiver braços ou seios volumosos.
- Confere um estilo sofisticado em jeans e camisa, terninhos, calça e camisa, saia e blusa, vestidos e macacões.
- Este modelo de bolsa não deve ficar muito cheia, pois criará um volume desconfortável embaixo do braço, além de deformar a estrutura da bolsa.
- Ela não é indicada para o uso com roupas esportivas